14 setembro, 2012

Livro | كتاب

Ontem comecei a ler um livro... um amigo, que me vai fazer companhia durante as próximas semanas... e assim, lembrei-me de partilhar convosco algumas das tradições que tento seguir: 1.nunca leio vários livros ao mesmo tempo... 2.nunca desisto de um livro... 3.tento sempre alternar entre um autor estrangeiro e um autor português... 4.deixo sempre pelo menos um dia de intervalo entre cada livro...
O porquê destas regras, não consigo explicar... é simplesmente o modo como eu gosto de ler. Por vezes há livros que nos dão luta e que demoramos mais tempo a ler, mas por isso somos obrigados a dar valor ao livro e à narrativa... Por vezes, há outros que nos fazem chorar, rir, ou que nos revoltam... Gosto de pensar no que vai acontecer, gosto de interiorizar as personagens como se fizessem parte da minha própria alma, e por vezes questiono-me sobre o rumo da história e as decisões das personagens... 
Houve uma passagem que me ficou na memória... Hoje de manhã quando acordei ainda me lembrava vagamente daquelas palavras e por isso voltei atrás:

"(A vida) É um tabuleiro de xadrez viciado à partida, em que toda a gente tem que jogar mas ninguém consegue ganhar."

E assim continuo desesperadamente à procura do meu final feliz... Sei que, como nos livros, por vezes é mais difícil do que estamos à espera, e que damos muitas voltas até conseguir lá chegar... mas também sei que o nosso final feliz já está escrito...

6 comentários:

  1. Ena! Temos escritor! Romancista? Poeta? Filosofo? Cientifico? Cómico? Dramaturgo? Narrativo? Lirico?... qual o género que queres seguir? Se a arquitectura nao funcionar... quem sabe a escrita?!!

    ResponderEliminar
  2. Quem sabe... um dia?! Plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho...

    ResponderEliminar
  3. Que engraçado... também sigo algumas dessas regras :) As números 3 e 4 não sigo à risca.... mas não leio livros do mesmo autor seguidos e geralmente tento intercalar autores portugueses e estrangeiros, mas nem sempre - por exemplo, ao longo deste ano tenho lido imensos autores portugueses! Acho que foi para compensar todos os livros de autores estrangeiros que li seguidos antes, eheheh
    Outra das minhas regras seria: tenho sempre um livro que estou a ler. Geralmente quando termino um livro, o meu estado de espírito determina o livro que vou ler a seguir, então percorro as prateleiras da sala e escolho o próximo... é como se o ritual de terminar um livro só ficasse realmente completo quando coloco o marca-livros no livro seguinte :)

    ResponderEliminar
  4. É verdade Ana... A história de um livro acompanha-nos, e por vezes até parece que aquelas personagens e as suas escolhas fazem parte do nosso dia-a-dia... Estes rituais ajudam-me a passar de um para o outro... como se estivesse a mudar de vida em cada vez que abro uma capa pela primeira vez...
    Hoje acabei este livro e com ele a história do Joaquim Peixoto, um estagiário jornalista de uma revista lisboeta dos anos 80... Esta semana vou entrar numa nova aventura desconhecida, do último livro que ainda me resta aqui no outro lado do mundo... :)

    ResponderEliminar
  5. Bruno, como deves imaginar, não tenho regras para ler livros - mas bem devia adoptar algumas! Mas noto um padrão, que parece variar por fases: 1) Fase em que não páro de ler, escolho um autor, apaixono-me por ele e tento ler o máximo de livros desse autor, aconteceu com: Camus, Duras, Buarque, Belo, Gullar, Drummond, mais recentemente. 2) Fase em que não páro de deixar de ler, começo e páro, começo e páro, que normalmente coincidem com uma fase mais caótica ou pobrezinha. 3) Fase em que não leio de todo, e nessas escrevo em qualquer suporte que estiver a mão, vou ao cinema e ao teatro. :) Giro, tantos anos e horas a tagarelar e nunca tínhamos falado sobre isso. Saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eis um novo tópico para o nosso reencontro! :)

      Eliminar

Obrigado pela tua mensagem... Não te esqueças de deixar o teu nome! :)